Fortaleza será a próxima parada de Ubirajara Almeida, mais conhecido como Mestre Acordeon, 70 anos, que embarcou em 2 de setembro de 2013 numa...

Fortaleza será a próxima parada de Ubirajara Almeida, mais conhecido como Mestre Acordeon, 70 anos, que embarcou em 2 de setembro de 2013 numa jornada de bicicleta da cidade de Berkeley, na Califórnia (EUA), onde mora, em direção a Salvador, sua terra natal, com o intuito de pesquisar e registrar os efeitos de transformação social da capoeira. A Rede de Desenvolvimento Econômico da Capoeira no Ceará (REDE), composta por 16 grupos do Estado, vai recebê-lo na Praia de Iracema, em frente ao Estoril, no domingo, 10 de agosto, a partir das 17 horas. Na ocasião, os capoeiristas terão uma vivência com o mestre que também vai narrar sua experiência de 56 anos de capoeira.

“B2B Joga Capoeira”
O Projeto intitulado “B2B Joga Capoeira”, que significa Bay to Bahia, em seu trajeto final vai passar por 11 países e mais de 32 cidades que serão percorridas ao longo de 22.000 quilômetros pedalados. Mestre Acordeon pretende chegar ao destino final no dia 3 de setembro, um ano após o início, a tempo de comemorar seu aniversário de 71 anos.

Em cada cidade visitada está sendo feito um registro com uma equipe de produção audiovisual de diferentes grupos de capoeira, suas peculiaridades, personagens marcantes, conquistas individuais e coletivas, influências rítmicas e comportamentais, captando também de que forma a capoeira vem sendo influenciada por características específicas de cada região que a recebe.

A experiência será convertida num documentário sobre o ensino da capoeira nas Américas, um livro de técnicas escrito pelo mestre e um cd de músicas. A iniciativa também tem o objetivo de dar visibilidade ao projeto social Kirimurê, criado e desenvolvido por Mestre Acordeon há 8 anos na Bahia.

Sobre Mestre Acordeon

Mestre Acordeon é natural de Salvador, sendo considerado uma lenda viva da capoeira. Foi aluno do criador da capoeira Regional, Mestre Bimba, e atualmente, ensina, pesquisa e divulga a capoeira pelo mundo sendo considerado um grande ícone representativo na construção da história da capoeira atual.

Após se consagrar nacionalmente com a criação do Grupo Folclórico da Bahia em 1964, no final da década de 60 levou sua capoeira para São Paulo. No final dos anos 70, embarcou em uma jornada internacional, fixando sua residência nos Estados Unidos.

Serviço:

Rede de Desenvolvimento Econômico da Capoeira no Ceará recebe mestre Acordeon
Local: Praia de Iracema, em frente ao Estoril.
Data: 10 de agosto (domingo)
Horário: A partir das 17 horas.
Vivência com o Mestre Acordeon: R$ 20,00 * valor simbólico.

Mais informações: (85) 8885.4382.

Fonte : Jornal Tribuna do Ceará. Artgo de Aline Pedrosa.

Ricardo Nascimento

No comments so far.

Be first to leave comment below.

Your email address will not be published. Required fields are marked *