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Carta para um jovem africano e capoeirista assassinado Lisboa
Lenine Sanches nasceu em Cabo-Verde e veio para Portugal aos nove anos de idade. Tal como muitos jovens oriundos de famílias africanas, sua vida...

Lenine Sanches nasceu em Cabo-Verde e veio para Portugal aos nove anos de idade. Tal como muitos jovens oriundos de famílias africanas, sua vida não era fácil, marcada por intempéries e dificuldades. Foi por volta de 2010 que o conheci num projeto social na freguesia de Caneças, no Conselho de Odivelas, onde ele atuava como dinamizador junto ao projeto Távola Redonda, em conjunto outros jovens de origem africana. O projeto social Távola Redonda foi criado em parceria com instituições locais para desenvolver atividades lúdicas e culturais junto aos jovens do bairro. Lenine fazia parte de um grupo de jovens que já praticava capoeira, mas que na altura não possuía professor. As aulas aconteciam na Casa da Cultura de Caneças e no dia em que o vi pela primeira vez, ele estava na aula que, por falta de professor, era dada por um dos jovens que tinha um pouco mais de experiência. Aceitámos conduzir as classes de capoeira em regime voluntário, realizando uma parceria entre o projeto Távola e a nossa Associação Ginga Brasil capoeira.

Em nossa associação, Lenine atuava junto a um vasto grupo de amigos de origem africana com quem tinha fortes laços de amizade, privava e dividia o dia-a-dia de um entusiasta da capoeira. Para muitos deles, a capoeira era a felicidade das suas vidas, uma saída para a diversão, o lazer de que eram privados como pobres e negros e porque não dizer mesmo, uma saída profissional. Nos trabalhos da associação alguns já atuavam em breves atividades remuneradas, remuneração que, sendo pouca, poderia significar ter o que comer num dia difícil.

Em 2010 a associação Ginga Brasil organizou o 1º Encontro Gingando pela Cidadania que constava de um intercâmbio de jovens entre dois países, Portugal e Estónia. Foi possível aos jovens estonianos e africanos participarem de uma série de atividades em Portugal e na Estónia que envolviam a música, a dança, a construção de instrumentos e a prática da capoeira. Em 2011 a Associação Lusofonia, Cultura e Cidadania lançou, em parceria com a Associação Ginga Brasil e o projeto Távola Redonda, o projeto “Diferentes origens, uma cidadania” no âmbito do programa Juventude em Ação. Lenine, bem como seus companheiros, eram ativos participantes e envolvidos em todas as atividades e projetos da associação.

Lenine Sanches, o Laranjinha, como era carinhosamente chamado por todos, era um dos nossos, do “gangue” da capoeira. Era alegre, divertido, prestativo e cheio de vida. Era pai de uma criança de tenra idade, fruto de uma relação que mantinha com uma jovem do bairro e como quem tinha grande proximidade, como pai, companheiro e provedor das parcas condições financeiras que ajudavam a sustentar a criança.

Na entrevista que conduzi junto ao seu grupo de amigos, todos afirmaram ter tido problemas com as forças policiais e sentiam-se, por vezes, inconformados com as relações sociais desiguais dos quais eram vítimas pela sua condição racial e social. No seu depoimento sobre o racismo e a intolerância, Laranjinha utilizou as seguintes palavras para definir o que sentia sobre o assunto:

Quando nos descriminam nos sentimos em baixo, mas temos de mostrar que não somos inferiores a eles. Mas às vezes ao mostrar que somos iguais tem negros que partem para violência. Acho errado, por vezes acontecem coisas que não deviam acontecer.”

Ao reler o seu depoimento, dei comigo a pensar que ele não faria ideia de que seria vítima da intolerância que concebia como incorreta.

Fazia algum tempo ele havia sido condenado a trabalhos voluntários por ter sido apanhado sem passe nos transportes públicos de Lisboa. Ficou designado pelo juiz que trabalharia num campo de futebol junto a escola em que foi assassinado e era isso que estava a fazer, quando foi confrontado com a disputa litigiosa entre grupos de indivíduos com quem nada tinha haver. Não é possível afirmar que a tal contenda se tratava de um acerto de contas de gangues, como publicitou a imprensa. O julgamento é precipitado e incorreto até, uma vez que faltam informações que atestem o facto. Consta que Lenine, que estava a trabalhar no momento, sentindo o perigo que o espreitava correu em direção da escola. Como era negro tal como os demais, acabou por ser confundido e esfaqueado pelos seus próprios pares de cor.

No dia de sua morte, ao terminar o trabalho voluntário que lhe foi atribuído, ele dormiria na casa de um dos diretores da nossa associação para que, no dia seguinte, tomasse parte numa ação educativa junto a crianças. Laranjinha tinha um dom especial no trato com os alunos e crianças, uma alegria inata, natural e honesta, razão pela qual sempre era chamado a cooperar na lida educativa do quotidiano da Associação Ginga Brasil.

O que me entristece, como capoeiristas e imigrante, é saber como a sua condição de negro e imigrante o inseria, à partida, num grupo de alto risco – seja pelos seus algozes, também negros, que lhe retiraram a vida, seja pela polícia ou pela imprensa que o classificou, sem o menor escrúpulo, como membro de um gangue. Para mim ele é tão vítima quanto os que o mataram, todos em busca de um espaço na urbe lisboeta que os rejeita, como seres humanos e cidadãos negros. Para a imprensa portuguesa, bem como para a maioria dos que viram os telejornais, ele era mais um tipo de cor, revoltado e marginal que talvez até fizesse por merecer o triste fim.

Entretanto, me acalenta saber e dizer que ele era um de nós, capoeirista, e isso fez grande diferença na sua vida, na sua existência, na sua educação e na sua consciência como negro. Para quem não conhece a capoeira como prática social, cultural e desportiva isso fará pouco sentindo, mas para nós é o que anima as nossas almas, o nosso viver em sociedade.

Dentro de uma semana o nosso Laranjinha receberia uma nova graduação, dada no âmbito de um evento anual realizado pela nossa associação. Faremos esse ritual simbólico, para lembrá-lo e para recordar que a capoeira é também a luta em favor do oprimido. Ele estará nos nossos corações e memórias sempre que o berimbau tocar numa roda de capoeira na velha Lisboa.

Ricardo Nascimento

capoeirista e antropólogo

Ricardo Nascimento

  • Renato Azevedo

    June 11, 2013 #1 Author

    Meu grande professor Ricardo,

    Muitos parabéns pelo texto e pelo esclarecimento necessário deste triste episódio. Felizmente que existem pessoas como tu que fazem chegar a informação correcta, para que pessoas como eu, que não conheciam o “menino” se sintam devidamente informadas.

    Posso admitir que pelas informações da comunicação social (péssima prestador de serviço deste país) fiquei com a ideia errada.

    O Lenine esta no sitio errado há hora errada… Infelizmente!

    Grande abraço e axé

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