A prática da capoeira se tornou uma expressão marcante da cultura brasileira, que divulga nossa língua, costumes e folclore pelo mundo. Entendendo à importância...

A prática da capoeira se tornou uma expressão marcante da cultura brasileira, que divulga nossa língua, costumes e folclore pelo mundo. Entendendo à importância da valorização da arte, ocorre nesta terça-feira, 18 de fevereiro, às 14h30, uma audiência pública com o tema “Capoeira: instrumento de prevenção e educação”, na Câmara Municipal (R. Dr. Thompson Bulcão, 830). O requerente do encontro foi o vereador Guilherme Sampaio (PT), atendendo a uma solicitação da Rede de Desenvolvimento Econômico da Capoeira Cearense (Rede).

O objetivo da audiência pública é garantir a sustentabilidade cultural, política e social dos capoeiristas cearenses, ampliando a ação sociocultural dentro do esporte. Com um cronograma de ações como: estabelecer o marco da capoeira estadual, com espaços para atividades da arte; realizar encontros coletivos de capoeiristas para discutir as atividades da Rede; promover debates, estudos e vivências; levantar estatísticas sobre os grupos de capoeira cearense, dentre outras.

Prevenção
A capoeira também exerce função contínua de prevenção à violência e ao uso de drogas, pois executa atividades de acompanhamento de adolescentes em situação de risco mantendo-os focados em atividades extra-escola. A arte também age como indutor do conhecimento, incitando seus alunos ao estudo e a freqüência escolar, com projetos sociais que exigem do participante a sua manutenção na escola.

“Defendemos uma política para capoeira cearense e o nosso calendário com atividades mensais para este ano. Entendemos que nossa proposta é de afirmação e de conscientização do papel da capoeira, principalmente nas áreas de vulnerabilidade social”, afirma um dos fundadores da Rede, Mestre Ratto (CECAB).

Sobre a Rede
A Rede é uma iniciativa coletiva que surgiu para discutir e promover ações de sustentabilidade econômica da capoeira cearense, buscando valorizar a prática da arte nos diversos setores econômicos do Estado, de modo democrático e autônomo.

A Rede de Desenvolvimento Econômico da Capoeira Cearense é composta pelos grupos: Escola de Capoeira (Mestre Olímpio), A capoeira (Mestre Maizena), Capoeira em Movimento (Mestre Auricélio), União Capoeira (Mestre Marrom), Luz Viva (Mestre Aramola), Capoeira Brasil (Mestre Paulão), Centro Cultural Capoeira Água de Beber (Mestre Ratto), Nação Brasileira (Mestre Envergado), Equipe Cultural de Capoeira (Mestre Piolho), Legião Brasileira (Mestre Zebrinha), Grupo Zumbi (Mestre Wlisses), Confiança (Mestre Dourado), Associação Zumbi Capoeira (Mestre Lula), Capoeira Mundi (Mestre Dingo) e Arte Capoeira (Mestre Marrudo).

Ricardo Nascimento

No comments so far.

Be first to leave comment below.

Your email address will not be published. Required fields are marked *